Concurso Público

Com 50 postos vagos, MPU pode lançar novo concurso para nível médio

Warning: A non-numeric value encountered in /home/didatikaconcursos.com.br/public/wp-content/themes/herald/core/template-functions.php on line 170

Em 2018, o Ministério Público da União (MPU) publicou novo edital de concurso público. Um cargo muito almejado, entretanto, ficou de fora das vagas disponibilizadas pela seleção. Trata-se da carreira de técnico de segurança.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República, que chefia o MPU, ainda não há novidades em relação ao certame.

Durante a fase de preparativos para o concurso do ano passado, a função chegou a ser incluída no projeto básico. O órgão levou em consideração que, as regiões que não foram englobadas pelo último edital passavam por carência de servidores.

Entretanto, em virtude de questões orçamentárias, o cargo acabou não sendo contemplado pelo concurso.

A validade da última seleção, cujo edital foi lançado em 2015, vence em agosto deste ano, aumentando as expectativas por um novo certame. Outro fato que corrobora esse anseio é a quantidade de cargos vagos na função.

Atualmente, seus quatro ramos, o MPU apresenta vacância de 50 postos no cargo:

  • Ministério Público Federal (MPF) – 41 vagas;
  • Ministério Público do Trabalho (MPT) – cinco vagas;
  • Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)  – quatro vagas;
  • Ministério Público Militar (MPM) – zero.

Aprovado pelo Congresso em meados de dezembro, o Orçamento para 2019 prevê dez vagas para o Ministério Público da União. As oportunidades, no entanto, devem ser preenchidas pelos aprovados no concurso aberto em 2018.

A possibilidade para abertura da seleção é a realocação de recursos, assim como no ano passado.

Em 2018, o vencimento para o cargo de técnico de segurança, carreira que requer apenas ensino médio, ficou em R$ 8.676,26.

Último concurso aconteceu em 2015

Sob execução do Cebraspe, o último concurso para a carreira de técnico em Segurança Institucional e Transporte do MPU foi realizado em 2015.

Na época, foram abertas 22 vagas imediatas mais cadastro de reserva. Como já mencionado, a escolaridade mínima solicitada para a função é ensino médio completo. Além disso, a investidura no cargo requer Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” ou “E”.

O vencimento inicial para os concorrentes selecionados foi de R$ 5.007,82.

A lotação dos aprovados ocorreu no Distrito Federal e nos estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os candidatos foram avaliados através da aplicação das seguintes etapas:

  • Prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos;
  • Teste de aptidão física;
  • Avaliação médica;
  • Programa de formação profissional.

Na avaliação de conhecimentos os participantes da seleção tiveram 3h30 para demonstrar seus conhecimentos nas matérias de Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Legislação Aplicada ao MPU, Ética no Serviço Público, Trânsito e Manutenção Veicular, Segurança Institucional e Tópicos de Direitos Humanos.

Ao todo, foram registradas 12.017 inscrições para o cargo. O estado com maio número de concorrentes foi o Rio de Janeiro, com 825 candidatos por vaga.

Confira outros detalhes sobre o certame no Edital concurso MPU 2015.



About the author

AgenciaJapi

Comentar

Click here to post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *